quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Timão pode conquistar seu 1º título de expressão nacional no Pacaembu



Das 21 taças conquistadas no estádio paulistano, somente seis são realmente relevantes: três do Campeonato Paulista e três do Rio-São Paulo




corintiano adora bradar que o Pacaembu é a sua casa. Mas somente neste domingo, se conseguir pelo menos um empate com o Palmeiras, é que o Corinthians finalmente terá alcançado um título de expressão nacional no estádio paulistano.




O Pacaembu é historicamente conhecido como um palco de alegrias, aflições, lágrimas e tristezas do torcedor alvinegro. Foi no estádio paulista, por exemplo, que a equipe viveu dias de agonia até a queda para a Série B, em 2007, consumada no Olímpico, contra o Grêmio. Um ano depois, o torcedor lotou o estádio para empurrar o Timão novamente para a elite nacional e fez festa para abraçar o acesso.



Foi também na “casa corintiana” que o torcedor viu Ronaldo voltar para o Brasil e conquistar o Paulista de 2009. E arrancar para o título da Copa do Brasil – a taça foi levantada no Beira-Rio, depois do 2 a 2 com o Internacional. Agora, o clube tem a chance de ser campeão brasileiro diante de sua torcida e no local em que se sente mais à vontade. Tite que o diga.



- Eu prefiro jogar sempre em casa. O Pacaembu é a nossa casa. É preciso maturidade, qualidade técnica individual, saber administrar dentro ou fora de casa. Em momento decisivo tem que estar preparado para todas as situações, porém, quero sempre decidir na minha casa - explicou Tite, que tem com o Corinthians dois pontos de vantagem sobre o Vasco (70 a 68).




O Timão só voltou a jogar com mais frequência no Pacaembu graças ao rompimento com o São Paulo. Em 2009, o Tricolor se recusou a dar ao Alvinegro mais do que 10% da carga de ingressos para um clássico. Em contra-ataque, o presidente Andrés jurou que, enquanto estivesse no poder, o Corinthians não jogaria mais no Morumbi. E cumpriu. Tanto que a decisão da Copa do Brasil daquele ano contra o Inter e todos os jogos das Libertadores foram no Paulo Machado de Carvalho.



No total, o Corinthians já conquistou 21 títulos no Pacaembu. Apenas seis tem alguma relevância: os três do Paulista (1951, 1954 e 2009) e três edições do Torneio Rio-São Paulo (1950,1954 e 1960).



- Nos anos 50, por exemplo, era impossível (conquistar um título de expressão no Brasil) porque não havia um campeonato nacional. O que tinha era o Rio-São Paulo, que era o máximo - disse Celso Unzelte, jornalista e pesquisador da história do Corinthians.



Unzelte afirma que alguns campeonatos conquistados pelo Timão no Pacaembu, como o Torneio Início de 1941, não têm muita relevância. Mas algumas competições internacionais eram importantes na época, como o Torneio Internacional Charles Muller, que tinha como participantes Benfica e Peñarol.



- Mas é importante ressaltar que o Corinthians venceu três vezes o Brasileiro no Morumbi e ainda jogou uma final de Copa do Brasil. O problema, na verdade, não era o Corinthians. Mas sim o Pacaembu, que não conseguia comportar o público - brincou o jornalista.



O Corinthians, aliás, tem data para abandonar o estádio na área nobre de São Paulo. De acordo com a previsão da diretoria, em dezembro de 2013, o clube vai inaugurar a tão sonhada arena em Itaquera. Até lá, o Timão contiunará concentrando seus jogos no Pacaembu. Em 2012, já estão garantidos os duelos pela primeira fase da Taça Libertadores contra Cruz Azul-MEX, Deportivo Tachira-VEN e mais um clube do paraguai.



Indiferente ao passado, o torcedor corintiano vai lotar o Pacaembu no próximo domingo. Com uma margem pequena para o erro em relação ao Vasco, o Alvinegro encontrará na última rodada do Campeonato Brasileiro pela frente justamente seu maior rival. Sinônimo de sofrimento, lágrimas, angústia e, quem sabe, alegria. Do jeitinho que o corintiano gosta.

 


Vai Corinthians !!

.

Rosenberg não quer mais receber faixa do Palmeiras: "Disputa agora é muito séria"






vice-presidente de marketing do Corinthians Luis Paulo Rosenberg decidiu evitar novas polêmicas com o Palmeiras nas vésperas do clássico que decidirá o título brasileiro, domingo, no Pacaembu. O dirigente disse que foi mal interpretado e afirma não querer mais receber a faixa de campeão do rival porque agora a ‘disputa será muito séria’.




Rosenberg considerou uma imbecilidade a interpretação dada a sua declaração que, segundo ele, foi até em respeito ao rival. Isso porque não gostaria que um clássico decidisse o título.



“Eu rogava a Deus e a São Jorge que fosse campeão antes. Dessa forma, o jogo contra o Palmeiras não teria importância, se tornaria um amistoso e o Palmeiras poderia entregar a faixa. Foi em respeito”, disse. Perguntado se gostaria de receber a faixa. “Não mais. Agora a disputa é muito séria”, disse.



Rosenberg trabalha em uma gestão que tem o Palmeiras como coirmão, e algumas ações de marketing já foram realizadas em parceria. No último dia 18, ele disse que a entrega das faixas seria um sinal de fair play.



“Gostaria que eles entregassem a faixa de campeão para a gente. Seria um exemplo de que estamos muito mais acima do que qualquer tipo de rivalidade. Mostraria o clima amistoso entre os dois clubes”, disse, ao UOL Esporte.



A declaração, no entanto, não repercutiu bem no lado rival que entendeu como uma provocação. O lateral direito Cicinho disse que se negaria a entregar a faixa a um rival. Já o vice de futebol Roberto Frizzo afirmou que Rosenberg deveria estar sofrendo de insanidade momentânea, por entender que o discurso incitaria a violência.




.

# 1jogo1ponto # rumoaopenta # Timão !!!





# 1jogo1ponto # rumoaopenta # Timão !!!




Boa Sorte ..........
Timão !!!



.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Adriano deve voltar aos treinos na 4ª e recuperar à tarde a falta por irritação intestinal





Ausente durante a reapresentação do Corinthians na manhã desta terça-feira, Adriano deve voltar ao trabalho na quarta e treinar em dois períodos, para compensar a sua falta, enquanto os demais jogadores ficam no CT Joaquim Grava só pela manhã.




Segundo a comissão técnica do clube alvinegro, o Imperador sofre de uma indisposição intestinal e foi avaliado pelo médico Joaquim Grava. Ele está bem e não será desfalque no domingo, quando deve sentar no banco de reservas no clássico decisivo contra o Palmeiras, às 17h, no Pacaembu.



“É um quadro de irritação intestinal. A recomendação é para bastante hidratação e repouso. Falei com ele agora há pouco e já está melhor. Se continuar assim, treina amanhã de manhã e no período da tarde para recuperar o treino de hoje”, informou o fisioterapeuta Bruno Mazziotti, na tarde desta terça.



Durante o retorno do elenco depois da folga concedida na segunda-feira, causou estranheza à imprensa a ausência de Adriano no gramado, onde participavam de um jogo em campo reduzido os demais reservas. A assessoria de imprensa informou, na ocasião, que o camisa 10 ligou por volta das 8h40 (o treino começava às 9h30) para dizer que estava com dor de barriga.



“Tudo que envolve o Adriano ganha uma dimensão maior. O problema pode ter sido algo que ele comeu”, disse Mazziotti.



De fato, o histórico disciplinar do Imperador em outros clubes, como São Paulo e Flamengo, gera esse clima quando ele não aparece nos treinamentos. No São Paulo, por exemplo, ele faltou porque tinha abusado no consumo de álcool na noite anterior. No Corinthians já foi multado uma vez porque atrasou mais de duas horas ao clube após folga no Rio de Janeiro.




.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ralf e Danilo estão suspensos e Emerson pode ser baixa na decisão



Tite tem desfalques certos para o jogo contra o Palmeiras e ainda pode perder "Sheik"




Sem o título, o Corinthians deixou Florianópolis com duas baixas certas e uma preocupação para o jogo final do Campeonato Brasileiro contra o Palmeiras, domingo, dia 4. Danilo e Ralf levaram o terceiro cartão amarelo e não jogam. Moradei é o favorito para substituir o volante, mas Edenílson e Bruno Octávio são outras opções. Já Alex entra na vaga de Danilo.



"O Edenílson é um jogador que sai mais do lugar, o Moradei está legal e vem treinando. Passa por esses dois jogadores, não gosto de mudar muito, por isso peço para todos se prepararem porque a oportunidade cai no colo e tem de aproveitar", disse Tite. Moradei vem de lesão, mas está recuperado. Ele não foi relacionado para os dois últimos jogos, mas é o primeiro substituto de Ralf.




E mais: Tite disse que teve "bala Juquinha" na boca e provoca o Palmeiras



A maior preocupação de Tite na semana será resolvida na quinta-feira. Emerson será julgado pela terceira vez pelo incidente no jogo contra o Avaí, na 32ª rodada. Sem Emerson, Tite deve colocar Jorge Henrique no ataque.



"É um problema, mas ninguém nunca me viu reclamando por suspensão de nenhum jogador. Todos os jogadores têm de estar preparados e o campeonato é assim mesmo", comentou. Além de Danilo e Ralf, outros três jogadores estavam pendurados antes do jogo contra o Figueirense e se salvaram: Willian, Leandro Castán e Chicão, que ficou no banco.

domingo, 27 de novembro de 2011

O Imperador Adriano vem ai , o bicho vai pegar !!



Oleleeee..olalaaaa....o Adriano Imperador


vem ai o bicho vai pegar !!!

Corintianos frustram torcedores em aeroporto de São José dos Campos



Delegação sai de avião fretado diretamente para o ônibus do clube, evitando o saguão lotado de torcedores, na noite deste domingo





Após a vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense, em Florianópolis, os jogadores do Corinthians desembarcaram no aeroporto de São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba, em voo fretado. O retorno para São Paulo foi feito de ônibus – o trajeto é de 94 quilômetros.




Cerca de 100 torcedores aguardavam o desembarque da equipe, mas acabaram se frustrando, já que os jogadores não passaram pelo saguão do aeroporto. O ônibus do clube aguardava a delegação na pista. Só o atacante Emerson Sheik não voltou de ônibus – com autorização da administração do aeroporto, a esposa do jogador também entrou com o carro na pista para apanhá-lo.



A equipe ganhou folga nesta segunda-feira e só retorna aos treinos na terça. O jogo final é contra o Palmeiras, domingo, no Pacaembu. O Timão só precisa de um empate para ser campeão. Se perder, tem de torcer para que o Vasco não vença o Flamengo no Engenhão.



.

"Tiraram uma bala Juquinha da minha boca", diz Tite sobre festa do título adiada



Tite tratou com bom humor a sensação de quase ser campeão brasileiro neste domingo. “Saiu de campo com a boca doce, me deram uma bala Juquinha e tiraram”, sorriu o treinador, durante entrevista coletiva no gramado do Orlando Scarpelli, onde o Corinthians ganhou do Figueirense por 1 a 0, gol de Liedson.




A equipe de Parque São Jorge teve o título antecipado nas mãos durante cerca de 20 minutos. Entretanto, um gol do Vasco aos 45min do segundo tempo, na vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, adiou a possível festa do título do time paulista.



Dessa forma, o Corinthians precisa de um empate diante do Palmeiras no próximo domingo, no Pacaembu. Para levantar o troféu, o time de São Januário terá de ganhar do Flamengo e torcer por uma derrota do concorrente no clássico paulista.



Ao final do confronto com o Figueirense, o Corinthians era campeão, porque o Vasco estava empatando. Enquanto os jogadores ensaiavam uma festa no campo, Tite saiu correndo em direção ao vestiário. Lá ficou sabendo do gol de Bernardo, que colocou o rival carioca na briga de novo.



“O Caio [Mello, fisioterapeuta] entrou resmungando no vestiário. Perguntei o que foi, e ele respondeu: ‘pô, fizeram o segundo gol’”, contou Tite.



.

Fala Palmeiras, qual é sua missão ? ir pro Pacaembu entregar a Taça pro Timão ! ♪




Fala Palmeiras, qual é sua missão ? ir pro Pacaembu entregar a Taça pro Timão !






A festa no Pacaembu vai ser cheia de emoções !!









# RumoaoPenta !!


Que venha o Palmeiras !!



Aqui é Corinthians !!!


Falta só um Ponto !!!!

'Vamos pra cima do Palmeiras pelo título', diz o corintiano Alex.



Jogadores do Timão lamentam 'adiamento' do título, mas confiam em boa apresentação no clássico no Pacaembu para levarem o penta brasileiro




Assim que terminou o jogo no Orlando Scarpelli, os jogadores do Corinthians não desceram para o vestiário. Eles ficaram no gramado, aguardando notícias da partida no Engenhão, entre Vasco e Fluminense. Àquela altura, o empate no clássico carioca dava o penta ao Timão. Mas um gol do vascaíno Bernardo, no fim do jogo, adiou a definição do título para a última rodada.




A decepção no semblante dos corintianos era evidente. O meia Alex, grande destaque da vitória sobre o Figueirense, ao sair do banco no intervalo e dar outro padrão tático à equipe, lamentou o resultado no Engenhão, mas lembrou que o Corinthians tem tudo para ser campeão no próximo domingo – basta não perder para o rival Palmeiras no Pacaembu.







Está de bom tamanho pelo que foi feito. Acho que foi bom, fizemos a nossa parte, vamos para a última rodada dependendo só da gente. Depender dos outros é muito difícil. Vamos pra cima do Palmeiras pelo título – disse Alex.




O atacante Willian também comentou que não há motivo para pânico.



– Vamos com objetivo de vencer, com inteligência, pra fazer um grande jogo. A gente tem que ficar feliz e se preparar para o jogo de domingo – comentou o atacante.



– Os jogadores do Palmeiras são profissionais e vão vir pra cima. Sabíamos que não ia ser fácil hoje, ficamos feliz pela vitoria. Vamos descansar agora porque ficou tudo para domingo – emendou Willian.




.

Com gol de Liedson , Corinthians esta a um ponto de ser Campeão Brasileiro de 2011.



Corinthians esta a 1 um ponto de ser Campeão Brasiliero , 1 uma vitoria , 1 um empate , 1 uma derrota do Vasco ou 1 empate do Flamengo !!


Assista o gol de Liedson , após passe de Alex !!



# Rumoaopenta.

.

Timão bate o Figueira, mas decisão do título fica para a última rodada



Os seis mil corintianos no Orlando Scarpelli chegaram a celebrar o penta com o 1 a 0 no Figueirense, mas vitória do Vasco deixa tudo em aberto




Pela quarta vez consecutiva, o Campeonato Brasileiro será decidido na última rodada. O Corinthians fez a parte dele, venceu o Figueirense por 1 a 0, em Florianópolis, mas a dramática vitória do Vasco sobre o Fluminense por 2 a 1, no Engenhão, atrapalhou a festa paulista em Florianópolis. Liedson fez o gol o que manteve o Timão com grandes chances de ser campeão e atrapalhou o sonho catarinense de se classificar pela primeira vez à Taça Libertadores.




Os mais de seis mil corintianos presentes no estádio chegaram a comemorar o título, mas o gol de Bernardo, nos últimos minutos, impediu a festa antecipada. A matemática, contudo, ainda é simples: com 70 pontos, dois a mais que os vascaínos, o Timão precisa apenas não perder para o arquirrival Palmeiras, no próximo domingo, às 17h, no Pacaembu, para ficar com a taça pela quinta vez em sua história.



Em caso de empate e vitória dos vascaínos sobre o Flamengo, no mesmo horário, ambos empatarão no número de pontos, mas os paulistas levarão vantagem no número de vitórias (atualmente, 20 a 18). Até uma derrota pode dar o troféu à equipe de Tite. Basta que os vascaínos não vençam o clássico contra o Fla.




Após ser goleado em casa por 4 a 0 pelo Fluminense, o Figueirense perdeu mais uma chance de praticamente se classificar para a Libertadores. Para piorar, caiu da quinta para a sétima colocação, com 57 pontos, e sai da zona de classificação. Agora, precisará vencer o Avaí, domingo, às 17h, na Ressacada, e contar com uma combinação de resultados.




Jogo ruim no início






Qualquer desavisado que chegasse ao estádio Orlando Scarpelli sem conhecer a classificação do Campeonato Brasileiro não imaginaria que Figueirense e Corinthians brigam pelos primeiros lugares. Em um misto de nervosismo e incompetência, as equipes abusaram do direito de errar no primeiro tempo e esfriaram a empolgação dos torcedores que se misturaram nas arquibancadas em Florianópolis.



Precisando vencer para ter chances de voltar a São Paulo como campeão já neste domingo, o Corinthians fez muito pouco ofensivamente. Sempre aberto pelos lados, Emerson chamou a responsabilidade, encarou os marcadores, mas quase não ofereceu perigo. Liedson, Danilo e William foram ainda piores em um time que finalizou a gol apenas uma vez em 45 minutos. Para piorar, o zagueiro Leandro Castán levou três pontos no queixo depois de uma dividida com o atacante Júlio César.



GALERIA DE FOTOS: Veja as imagens do jogo no Orlando Scarpelli





A necessidade de vencer para reagir e seguir com chances de se classificar para a Libertadores também atrapalhou o Figueirense. Os laterais, tão elogiados pelo técnico Jorginho, praticamente não apareceram no ataque. Bruno, pela direita, se limitou a fazer o lance mais bonito da etapa inicial, aplicando dois chapéus seguidos, em Ralf e Danilo.



Assim como Sheik, Wellington Nem foi quem mais procurou jogar no lado catarinense. Rápido e habilidoso, o jovem atacante que pertence ao Fluminense deu trabalho com lances de efeito, mas não teve o apoio do ídolo Fernandes e do artilheiro Júlio César, escondidos na marcação. O último, aliás, acertou a trave corintiana em cobrança de falta em seu único momento de destaque.






Alex entra e muda o jogo






Insatisfeito com o rendimento da equipe, Tite sacou Willian para a entrada de Alex, meia que já havia mudado o comportamento da equipe na vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Atlético-MG. Com mais qualidade técnica, o Timão subiu novamente de produção, porém, ainda sem conseguir construir chances de concluir contra o gol de Wilson.



O Figueirense também decidiu arriscar. Jorginho adiantou suas peças para tentar pressionar, mas foi em vão. O melhor que a equipe conseguiu nos primeiros minutos foi um perigoso chute de Wellington Nem, aos 14, que passou muito próximo à trave esquerda.



Com Alex aberto pelo lado esquerdo e o maior espaço dado pelo adversário, o Corinthians sentiu a possibilidade de vencer. Aos 23, o meio-campista fez boa jogada pelo setor e cruzou. Liedson, livre, apenas desviou de cabeça, pulou as placas de publicidade e foi comemorar com a torcida. Àquela altura, era o gol do título, já que o Vasco apenas empatava com o Fluminense.



Parte da torcida do Figueirense, revoltada, começou a deixar o Orlando Scarpelli já aos 35 minutos. Os cerca de seis mil corintianos comemoravam como se estivessem no Pacaembu. Pelo rádio, porém, veio a notícia: gol do Vasco.



O clima de apreensão voltou a tomar a Fiel. E o Figueira reagiu. Aos 42, Aloísio cruzou da esquerda e a bola cruzou a área corintiana com perigo. Baita susto. Segundos depois, porém, nova notícia do Engenhão: e desta vez era boa para o Corinthians, já que Fred empatara para o Fluminense. O penta parecia garantido.



Terminado o jogo no Orlando Scarpelli, os jogadores do Timão permaneceram no gramado, esperando notícias do Rio de Janeiro. Com os resultados de momento, o Corinthians levaria o título. Mas tinha jogo ainda no Engenhão. E, para desespero da Fiel, o Vasco chegou ao segundo gol, com Bernardo. Resultado que adia a definição do título brasileiro para a última rodada. Tensão até o fim.





Liedson comemora o gol do Corinthians contra o Figueirense (Foto: Reuters)

#Rumoaopenta # Corinthians #



Pode ser hoje , ou Domingo que vem !!

Vamos meu Timão não para de lutar..........

Em Interlagos, Rubens Barrichello homenageia Corinthians



Brasileiro usa camiseta com o símbolo do clube, que pode ser campeão brasileiro neste domingo




O clima da reta final do Campeonato Brasileiro também agita o palco do Grande Prêmio do Brasil deste domingo (27) às 14h. Os presentes em Interlagos não esconderam suas torcidas pelos times, inclusive os pilotos. Além da bandeira do Vasco amarrada na Brabham de Nelson Piquet em sua exibição antes da prova, Rubens Barrichello homenageou o Corinthians. Vestido com uma camiseta especial, desenhada por seu filho, com o emblema do time e a bandeira do Brasil, Rubinho chegou ao autódromo.




Leia também: Também campeão pela Red Bull, Cacá exalta recorde de Vettel



O piloto da Williams também recebeu o suporte da torcida já presente no circuito, a poucas horas do início do GP do Brasil. "Amo estar aqui. É uma energia muito forte. Tem muita gente do lado de fora tentando entrar. Acho que o autódromo vai estar cheio. Vamos torcer pelos três brasileiros e vamos torcer para que a corrida de hoje seja fundamental para me manter aqui dentro", comentou Rubinho, que, cercado por repórteres, gerou tumulto em sua chegada a Interlagos.



Siga o iG Automobilismo no Twitter



Questionado sobre seu futuro, ainda indefinido, Rubinho evitou fazer comentários sobre as negociações com a Williams. "A Fórmula 1 hoje é muito política, algumas vezes, complicada. Se ficar colocando pressão na tua futura namorada, você pode levar um belo 'não' na cara. Então, tem que manter a calma. Trato essa situação com carinho, porque quero muito ficar aqui. As comunicações têm que ser delicadas. E tenho que mostrar [a disposição de seguir na categoria] com resultados na pista e não apenas com palavras", concluiu.

Corinthians leva clima de decisão a SC e pode ser campeão fora de SP pela 2ª vez seguida





Um jogo histórico. Dessa forma Florianópolis (SC) enxerga o duelo Figueirense x Corinthians, que pode garantir ao time paulista o título brasileiro com uma rodada de antecedência. A bola rola neste domingo, a partir das 17h, e a equipe do técnico Tite precisa vencer os donos da casa e torcer por um tropeço do Vasco, diante do Fluminense, para fazer a festa no estádio Orlando Scarpelli.



Caso a combinação de resultados ocorra, pela segunda vez consecutiva os corintianos serão campeões do Brasileiro fora de casa. Em 2005, o jogo final ocorreu em Goiânia – derrota por 3 a 2 para o Goiás, enquanto o vice-campeão Inter perdeu para o Coritiba. As três conquistas anteriores (1990, 98 e 99) aconteceram no Morumbi.




Em 2005, o estádio Serra Dourada teve maioria alvinegra. Agora, a invasão ao Scarpelli será mais modesta, porque o estádio comporta apenas 19,5 mil torcedores.



O clima de decisão tomou conta dos torcedores e da imprensa local. O futebol catarinense apresenta pouca tradição no cenário nacional, nunca teve um clube campeão brasileiro, mas o Figueirense realiza uma campanha histórica e luta por uma vaga inédita na Libertadores. O jornal local Notícias do Dia exibe a seguinte manchete na sua edição de fim de semana: “Um jogo para entrar para história”.



“Não vamos ter a arrogância e a prepotência de dizer ‘ah, vamos ser campeões no domingo’, mas não viraremos as costas a essa possibilidade. Ela é real, existe porque o Corinthians construiu com a sua campanha”, discursou o técnico Tite, prometendo pés no chão de seus jogadores em campo.



Do outro lado, Jorginho assegurou que o rival paulista não comemorará o título no Scarpelli. “Não existe motivação maior que enfrentar o Corinthians. Eles podem achar que serão campeões. Isso não irá acontecer. Nosso pensamento é pelo menos adiar a festa deles”, destacou o ex-lateral, que disputa com Tite e a dupla Cristóvão Borges e Ricardo Gomes o posto de melhor treinador do campeonato.



Nas ruas, torcedores desfilam com as camisas dos dois times. Foram destinados aos visitantes 3 mil lugares nas arquibancadas, entretanto os corintianos compraram ingressos em setores do Figueirense. Por isso, a Polícia Militar, que terá um efetivo superior a 300 profissionais no estádio, não permitirá camisas do time paulista no espaço dos catarinenses.



.

Na invasão a Florianópolis, corintiano pode ir ao Parque S. Jorge





O Corinthians pode de fato se sentir em casa num dos bairros de Florianópolis, cidade onde neste domingo o time paulista enfrenta o Figueirense podendo conquistar seu quinto título brasileiro num estádio "invadido" por corintianos. O Parque São Jorge, sede do clube na zona leste de São Paulo, dá seu nome a um bairro da capital catarinense. E para os torcedores corintianos locais, esse é um bom presságio para que o time do coração seja campeão neste domingo.





“É uma coincidência, mas é engraçado. Tomara que dê sorte”, disse Clayton Silva, de 31 anos, natural de Florianópolis e corintiano. Ele mais quatro amigos que moram na cidade toparam ir ao Parque São Jorge da capital catarinense para posar para uma foto em frente ao mural instalado na entrada do bairro de casas garbosas fundado em 1979 e que fica às margens da via que leva até a Lagoa da Conceição, um dos pontos turísticos da capital catarinense.





Nenhum desses amigos corintianos de Florianópolis conhece o Parque São Jorge “de Sampa”, conta Bruno Meurer, de 23 anos, ansioso pelo dia que conhecerá a casa corintiana. “Com certeza temos a vontade de ir, até porque é a casa do Corinthians e pelos memoriais que tem lá, por toda a historia do clube. Deve ser muito emocionante ir lá pela primeira vez, ainda mais para quem é corintiano fanático como a gente. Ir na nossa casa e ver toda historia, os troféus das conquistas. Realmente assim que tiver oportunidade vamos dar um pulo lá”, disse Meurer.




“O Parque São Jorge daqui é meio como se fosse o Morumbi de São Paulo, pessoal que tem grana. E Morumbi lembra bambi (risos). O Parque São Jorge aqui de Floripa não tem nada a ver com o de São Paulo, que representa a casa do Corinthians”, completou.



E mais: Retrospecto corintiano no Brasileiro de 2011 indica que time não perde no domingo



Enquanto ostentavam a bandeira corintiana no Parque São Jorge catarinense, muitos motoristas que passaram por ali e viam a cena buzinavam para os corintianos, que prontamente retribuíam com um sonoro “Corinthians”. Um vizinho do bairro, do alto do seu prédio instalado na porta do Parque São Jorge, reprovou a ação e tirou uma bandeira do Fluminense, um dos rivais corintianos ao título, para provocar o grupo de torcedores.



Leia também: Corinthians visita estádio onde nunca perdeu em Brasileiros



Márcio Martendal, de 22 anos, comemora a chance de ver seu “único time”, como gosta de ressaltar, ser campeão na sua cidade, onde é comum o morador torcer por um time do eixo Rio-São Paulo e ter a preferência ou por Figueirense ou por Avaí. “Sou só Corinthians. Todos nós somos. Não tem essa de torcer para outro time”, disse o torcedor, que como os colegas, terá de assistir ao jogo no meio da torcida do Figueirense.



Todos de preto

Como outros corintianos que não tiveram acesso aos ingressos cedidos aos visitantes, os amigos tiveram de comprar ingressos para setores onde ficarão os torcedores do Figueirense. "Não teve jeito. Colocaram os ingressos à venda na segunda-feira e acabaram logo. Foram 2 mil para São Paulo e os 500 que tinham para os corintianos daqui acabaram rápido", disse Martendal. O público esperado no Orlando Scarpelli é de 19 mil pessoas, capacidade máxima do estádio.



Leia ainda: Cambistas agem livres e põem ingressos a R$ 200 em Florianópolis



Para evitar confusão, a polícia proibiu a entrada de torcedores com camisas do Corinthians na torcida do Figueirense neste domingo. "A gente é corintiano e ia passar por cima de tudo, e ir com a camisa, mas vimos no noticiário que vão barrar a entrada e achamos melhor não perder lugar no estádio num jogo desse", conta. Por redes sociais, os torcedores locais combinaram que aqueles que tiverem de ver o jogo do lado do Figueirense deve ir ao estádio com uma camiseta preta. "A invasão vai ser total e vai unir todos os devotos de São Jorge".





.

Má pontaria no 1º turno vira lição, e Corinthians aposta na eficiência de Adriano



Ainda fora de forma, Adriano mostrou precisão no único chute que deu contra o Atlético





A derrota por 2 a 0 para o Figueirense, diante de mais de 26 mil torcedores no Pacaembu, no primeiro turno do Brasileiro, virou uma lição para o Corinthians. Na ocasião, a equipe paulista apresentou uma pontaria pífia, mandou 20 bolas para fora, acertou a trave duas vezes e parou no goleiro Wilson outras duas. Desde então, o técnico Tite passou a cobrar mais eficiência nas finalizações.





Três meses depois, o Corinthians tenta dar o troco no time catarinense. Caso vença a partida deste domingo, às 17h, no Orlando Scarpelli, pode garantir o título nacional antecipado, desde que o Vasco não ganhe do Fluminense no Rio de Janeiro.




“Finalizamos 20 e tantas bolas naquele jogo. Faltou precisão, fomos afoitos em alguns momentos. O Wilson fez um grande jogo, nos expomos e eles tinham o contra-ataque. A partir dali eu disse a eles [jogadores]: ‘ao invés de 23, 24, vamos criar 12, 13, e ser mais consistentes”, observou Tite.



O trunfo pode ser Adriano, que em agosto ainda se recuperava de uma grave lesão no pé esquerdo e não encarou o Figueira. No último domingo, o Imperador mostrou ter estrela ao entrar durante o segundo tempo e anotar o gol da virada sobre o Atlético-MG, 2 a 1. Detalhe: foi a única finalização do camisa 10.



Ainda em busca da sua melhor forma física, que só será atingida em 2012, segundo a comissão técnica, Adriano tem condições de atuar no máximo 45 minutos. Ou seja, ficará para o segundo tempo.



“Eu já emagreci 8kg e faltam apenas 2kg. Cheguei ao Corinthians com 23% de gordura e agora estou com apenas 11%. Quem disse que eu estava gordo é porque me viu pela televisão. A TV engorda, todo mundo sabe disso. De perto, quem me vê não me a acha gordo”, se defendeu, em entrevista ao jornal O Dia.



.

sábado, 26 de novembro de 2011

Tite veta imagens, mas escala Danilo como titular no último treino do Timão



Armador leva a melhor sobre Alex e acaba escolhido pelo treinador durante a atividade deste sábado, no CT Joaquim Grava, antes da viagem para SC




Danilo será o armador do Corinthians na partida contra o Figueirense, domingo, às 17h (de Brasília), em Florianópolis, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. No treino deste sábado pela manhã, o último antes da viagem para Santa Catarina, o técnico Tite escalou o meio-campista na equipe titular. Com isso, Alex começará partida no banco de reservas. O duelo pode dar o título aos paulistas.




Como de costume, o treinador comandou uma atividade apenas com os titulares em um dos gramados do CT Joaquim Grava. Nela, ensaiou o posicionamento defensivo, como a marcação sobre tentativas de infiltração pelo meio da área, além de jogadas de ataques, usando a aproximação dos laterais Fábio Santos e Alessandro.



Na parte final, ele ainda trabalhou lances de bolas paradas e saídas rápidas de contra-ataque. O treinador não permitiu que fossem feitas imagens da atividade. A diretoria do Timão liberou que uma das torcidas organizadas ligadas ao clube colocasse uma faixa atrás de um dos gols em que o treino foi realizado.



Tite passou a semana dizendo estar em dúvida sobre qual formação utilizar no confronto. No último domingo, Danilo teve uma atuação discreta no primeiro tempo da vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Atlético-MG, no Pacaembu. Alex entrou na etapa final, deu mais velocidade e a equipe conseguiu virar, com gols de Liedson e Adriano.



O Corinthians começa a partida com a seguinte formação: Julio Cesar, Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Willian, Liedson e Emerson. Os outros relacionados são: Danilo Fernandes, Weldinho, Chicão, Wallace, Edenílson, Ramírez, Alex, Jorge Henrique e Adriano.



Com 67 pontos, o Corinthians pode voltar de Florianópolis com o título. Para isso, basta vencer o Figueirense por qualquer placar e torcer para que o vice-líder Vasco tropece diante do Fluminense, no mesmo horário, no Engenhão.




.

Tite pretende usar frieza como arma no confronto contra o Figueirense


'Com a posse de bola, tem de ser concentrado e gelado para ter consciência do que fazer', diz o treinador corintiano



Nesta reta final do Campeonato Brasileiro, o técnico Tite espera que sua equipe consiga se impor diante do adversário de forma fria. No duelo com o Figueirense, neste domingo, às 17h, em Florianópolis, o Corinthians vai em busca da vitória para ficar ainda mais perto do título, ou quem sabe já conquistá-lo de forma antecipada (o que ocorrerá em caso de tropeço do Vasco diante do Fluminense).




Mas, para isso, o comandante alvinegro quer o Timão atuando sem deixar ser levado por qualquer tipo de emoção, principalmente quando tiver o domínios das ações.



– Com a posse de bola, tem de ser concentrado e gelado para ter consciência do que fazer. Não dá para ter emoção, não dá para apressar. O momento de ser competitivo é sem a bola, ter marcação e vibrar – pediu Tite.



Apesar de defender a frieza, o treinador é quem mais vibra à beira do gramado. Caso o Corinthians ganhe do Figueirense e o Vasco não vença o clássico com o Fluminense, no Engenhão, o Timão poderá soltar o grito de campeão já neste domingo. Consciente dessa possibilidade, o treinador avisou que também estará ligado na partida que envolve os dois times cariocas, que sonham com o título nacional.



– Com o gol acontecendo, a interação é inevitável. Mas temos primeiro que fazer o nosso trabalho bem feito, isso é essencial – afirmou Tite.



No ano passado, o Corinthians disputou o título brasileiro até a última rodada e também dependia de uma combinação de resultados para ser campeão. Mas como perdeu a liderança na reta final, passou a depender de um tropeço do Fluminense, que enfrentaria o rebaixado Guarani. Tite evita fazer qualquer tipo de comparação com o momento decisivo que o Corinthians viveu em 2010 e o atual.



– Cada jogo tem sua história. Mesmo se vencêssemos não seriamos campeões. Mas poderíamos ter um melhor desempenho. Jogar melhor do que jogamos lá. Lá ficou um sentimento de que poderíamos jogar mais – recordou Tite.




.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Perto do título, Tite solta palavrão ao exaltar números do Corinthians


Tite nunca esteve tão próximo de ser campeão brasileiro como em 2011 pelo Corinthians. A dois jogos do fim, o treinador pode levantar a taça no domingo, contra o Figueirense, às 17h, em Florianópolis, em uma temporada de muita pressão. Depois de inúmeros obstáculos ao longo de 36 rodadas, passando por momentos de euforia e instabilidade, o treinador faz elogios ao que o Timão conquistou até agora. Mas, apesar de sonhar com o maior título da carreira, ele acredita que, perdê-lo, não pode ser classificado como uma tragédia.




– Pqp, foi uma baita campanha! Tomara que nós consigamos coroar de êxito tudo isso aí. Com todo o respeito, foram 25 rodadas na liderança, mas falta bastante coisa. Ainda não conquistamos nada, mas esses são números consideráveis – afirmou.



Tite tenta encontrar uma visão mais realista e menos apaixonada do que pode acontecer se o Corinthians perder o título nas duas últimas rodadas. O treinador quer que todo o trabalho seja avaliado e não apenas o resultado final do Brasileirão. A renovação de contrato dele, aliás, passa por vencer a competição. Em caso de revés, a chance de o vínculo não ser prorrogado no final do ano é bastante grande.



– Na hora, vai ser um desastre porque estava nas mãos. Mas a valorização do trabalho não pode ser jogada em cima do título. Pode acontecer. Que tenham o bom senso de olhar para trás e dizer que perdemos, mas também olhar para o que foi feito – ressaltou.



Após balançar no cargo algumas vezes, como na eliminação na Libertadores, na perda do título paulista e no período de baixa no Brasileiro, Tite revelou que assumiu um compromisso consigo mesmo: levar o Corinthians à maior competição sul-americana sem a necessidade de passar pelas prévias, como aconteceu contra o Tolima-COL. Entretanto, não esconde que o cenário perfeito vai ser fechar 2011 com a taça no Parque São Jorge.



– Eu estava com um peso de deixar o Corinthians, no mínimo, na Libertadores direta. Da outra vez (fim de 2010), peguei um pepino para descascar. Só eu senti o peso nas costas na reta final. Agora, é a busca do título – completou.



O Corinthians será campeão se vencer o Figueirense e contar com um tropeço do Vasco diante do Fluminense, no mesmo dia e horário, no Engenhão.






.

Andrés critica bicho alto do Palmeiras contra Corinthians: "precisam gastar em outras coisas"



O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, criticou a intenção da diretoria do Palmeiras de aumentar o bicho (premiação) aos jogadores em caso de vitória sobre o Corinthians, no dia 4, resultado que pode até tirar o título brasileiro da equipe alvinegra.




Questionado se faria o mesmo, ou seja, aumentaria o bicho dos corintianos para tentar impedir um título do arquirrival, Andrés disse que não.



“O Tirone poderia evitar gastar esse dinheiro todo e usar para outras coisas que está precisando”, ‘cornetou’, citando o mandatário palmeirense Arnaldo Tirone.



No início da semana, o vice de futebol Roberto Frizzo prometeu uma premiação tamanho ‘dinossauro’ aos palmeirenses para atrapalhar os rivais, especialmente o Corinthians. Neste domingo, o time de Felipão encara o São Paulo, que almeja uma vaga na Libertadores de 2012.



O treinador alviverde minimizou o assunto. “O Palmeiras paga um bicho que não chega aos pés do que paga o São Paulo. É 75% menos que de qualquer outro time. E nem um jogador pediu ou reclamou, ninguém está reclamando nem pedindo. É na base do profissionalismo”, disse.




.

Tite leva 20 jogadores para jogo "final". Chicão e Jorge voltam



Técnico tenta agradar a todos e garante presença de Chicão e Jorge Henrique em Florianópolis

O técnico Tite relacionou 20 jogadores para o duelo do Corinthians contra o Figueirense, domingo, em Florianópolis, no jogo que pode garantir o título brasileiro ao time paulista. São os 18 que estavam no jogo contra o Atlético-MG mais duas novidades: Chicão e Jorge Henrique, que haviam perdido espaço no elenco, mas não estarão de fora da "festa" de um possível título.




"Me passaram que o Chicão, o Alex e o Jorge Henrique estão em plenas condições e vão para o jogo. Vou levar 20 jogadores", disse Tite. A concentração para o jogo foi antecipada e os atletas relacionados passam a noite desta sexta-feira num hotel próximo ao CT. O time ainda treina na manhã deste sábado antes da viagem marcada para as 15h30.



Os relacionados são: Julio Cesar e Danilo Fernandes (goleiros); Alessandro, Fábio Santos e Welder (laterais); Paulo André, Leandro Castán, Chicão e Wallace (zagueiros); Ralf, Paulinho, Danilo, Alex, Edenílson e Ramírez (meio-campistas) e Liedson, Willian, Emerson, Adriano e Jorge Henrique (atacantes).



"Gostaria de levar todos, mas tenho que colocar no banco os jogadores mais versáteis. Por exemplo: queria levar o Ramon, mas o Welder pode jogar nas duas laterais, o Ramon ficaria torto", comentou.



Em Florianópolis, Tite terá de cortar dois atletas que viajam do banco de reservas. A tendência é que ele tire um zagueiro e um meio campista. "Poderia irem todos, mas se formos campeões, a gente volta e abraça todo mundo aqui", disse Tite. Moradei, Ramón, Morais, Taubaté, Bruno Octávio, Renan, André Vinícius, Elias Oliveira, Matheus, Marquinhos e Denner.




.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Organizada vai a treino do Corinthians, cobra e Alex brinca: "agradecemos, no momento de paz"





Três representantes do departamento de comunicação da Gaviões da Fiel, maior torcida organizada do Corinthians, compareceram na tarde desta quinta-feira ao treino no CT Joaquim Grava para demonstrar apoio ao time na briga pelo título. No discurso, porém, houve também um tom de cobrança diante de Fábio Santos e Alex, escolhidos para conceder entrevista coletiva.




A torcedora Tatiana Melim pegou o microfone na sala de imprensa e disse: “Logicamente vocês [jogadores] sabem que, dependendo de como for o desempenho, serão cobrados.”



Na sequência, Alex respondeu. “Agradecemos a presença, e em um momento de paz, um momento legal. Também falo isso, que a gente não quer perder essa oportunidade, não quer deixar passar, como aconteceu no passado. E vamos mostrar em campo, porque falar é fácil, dentro de campo teremos atitude.”



Durante a temporada, foram frequentes os protestos de membros de organizadas. Após a eliminação para o Tolima, na Pré-Libertadores, em fevereiro, carros de funcionários do clube e do técnico Tite foram danificados no estacionamento do centro de treinamento.



Em setembro, após a derrota para o Santos por 3 a 1, as cobranças voltaram, com faixas pedindo a queda do treinador. Torcedores tentaram invadir o vestiário do Pacaembu.



O presidente Andrés Sanchez tem uma forte relação com as organizadas e permite as cobranças, mas desde que não ocorram atos de violência, costuma dizer.



O time reagiu na reta final da competição e precisa de um empate e uma vitória, nas duas últimas rodadas, para conquistar o pentacampeonato nacional.



“Chega esse momento de decisão e parece que a gente sente a melhor fase do grupo. Tomara que, juntos, comemoremos no domingo. Se não for nesse, que seja contra o Palmeiras, mas queremos comemorar esse titulo”, acrescentou Alex, que pode ganhar a vaga de Danilo entre os titulares.




.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

STJD adia julgamento, e Emerson enfrenta Figueirense no domingo



Audiência, que seria realizada nesta terça-feira, foi adiada para 1º dezembro e atacante está liderado para defender o Corinthians




O departamento jurídico do Corinthians obteve nova 'vitória' no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). O julgamento de Emerson, que seria realizado nesta terça-feira, foi adiado para 1º dezembro. Assim, ele está liberado para enfrentar o Figueirense, no domingo que vem.




LEIA MAIS: Corinthians lidera o Brasileirão 2011. Confira a classificação completa



Em 11 de novembro, o jogador foi suspenso por um jogo por ter pisado no lateral direito Daniel, em duelo contra o Avaí, disputado em 30 de outubro. Na ocasião, porém, o advogado João Zanforlin teve efeito suspensivo concedido e o liberou para atuar diante de Atlético-PR, Ceará e Atlético-MG. O novo julgamento seria realizado na manhã desta terça-feira, em conferência nacional da OAB, em Curitiba, mas o tribunal o adiou para dezembro.



Emerson foi denunciado no artigo 254-A do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), acusado de "praticar agressão física durante a partida, ao desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido", e corre risco de ser punido de quatro a 12 jogos. Se receber gancho, será desfalque só na última rodada do Campeonato Brasileiro, no clássico com o Palmeiras.




.

Recados