domingo, 19 de maio de 2013

TITE PERSEGUE PRIMEIRO TÍTULO DO PAULISTÃO


Tite, que tenta o primeiro Paulista da carreira, comanda treino na véspera da final
Tite, que tenta o primeiro Paulista da carreira, comanda treino na véspera da final | Crédito: Djalma Vassão / Gazeta Press
Uma demissão traumática, um vice, uma eliminação surpreendente e um trabalho interrompido de forma prematura. Tite, que decide com o Corinthians neste domingo frente ao Santos, na Vila Belmiro, não tem lá muitas alegrias no currículo quando o assunto é Campeonato Paulista. Dono de Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil, Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa Sul-Americana e até Mundial de Clubes, ele persegue agora o Estadual de São Paulo.
Longe de estar ameaçado no cargo, Tite busca o Paulista para abafar a eliminação corintiana diante do Boca Juniors pela Copa Libertadores. Ele e o Corinthians contam com a vantagem de 2 a 1 do jogo de ida, quando a equipe santista foi dominada de maneira considerável. Uma eventual perda de título na Vila Belmiro, porém, abriria questionamentos a seu trabalho que o treinador não enfrenta desde janeiro de 2012 e a fatídida derrota para o Tolima.
Frustrações, por sinal, resumem a relação de Tite com o Campeonato Paulista até aqui. Foi em 2004, pelo São Caetano, que ele disputou o torneio pela primeira vez. Havia recolocado a equipe do ABC na Copa Libertadores, mas pelo Estadual teve quatro derrotas, um empate e foi demitido depois de seis rodadas. Muricy Ramalho, o adversário deste domingo, assumiu e conduziu a equipe até o título.
Tite até hoje lamenta o trabalho interrompido, mas que lhe levou ao Corinthians meses depois. Já em 2005, com prestígio no Parque São Jorge, se decepcionou outra vez pelo Campeonato Paulista. A equipe corintiana, turbinada pelo dinheiro da MSI e com reforços como Tevez, perdeu clássico para o São Paulo e o treinador acabou sacado nos vestiários após desentendimentos com Kia Joorabchian, dono da investidora.
Já de volta ao futebol paulista para a segunda passagem ao CorinthiansTite superou um Palmeiras bem mais cotado pelas semifinais de 2011 enquanto reconstruía a equipe, mas sucumbiu na final. Contra o mesmo Santos deste domingo, empatou sem gols em casa e perdeu na Vila Belmiro. Mesmo assim acabou mantido no cargo e caminhou até o título brasileiro.
Em 2012, conseguiu a melhor campanha do Paulista na primeira fase, mas isso de nada valeu no mata-mata contra a Ponte Preta. Pelas quartas de final, o Corinthians foi batido dentro doPacaembu e Tite precisou contornar uma decepção. Naquele momento, barrou Júlio César, deu a primeira chance a Cássio e novamente se encaminhou para títulos: Libertadores e Mundial de Clubes.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Recados