sábado, 27 de outubro de 2012

Corinthians e Chelsea podem reeditar duelo que não ocorre desde 1929


Favoritos ao título do Mundial, Corinthians e Chelsea não se enfrentam desde 1929. Empate por 4 x 4 no único duelo foi na casa do Palmeiras. Sonho do reencontro começa em 12/12/2012



Publicação:

06/07/2012 09:44
Nos Estados Unidos, a bolsa de valores de Nova York entrava em colapso no histórico crack de 1929. No mesmo ano, nasciam o ativista Martin Luther King e o líder político palestino Yasser Arafat, vencedores do prêmio Nobel da Paz em 1964 e 1994, respectivamente. Para a torcida do Corinthians, dois acontecimentos marcaram aquele ano. A conquista do sétimo título paulista e um amistoso contra quem pode decidir o Mundial de Clubes , em 16 de dezembro, em Yokohama, no Japão. Em 4 de julho de 1929, ou seja, há exatos 83 anos, o Timão enfrentava o Chelsea no palco do seu maior rival: o Palestra Itália, do Palmeiras.

Considerados retranqueiros na atualidade, Corinthians (campeão sul-americano) e Chelsea (europeu) ingnoravam o ferrolho em 1929. O artifício usado para desbancar dois dos times mais admirados até então — Santos e Barcelona — passava longe das pranchetas de Virgílio Montarini e David Calderhead, treinadores de Corinthians e Chelsea naquele fim de década.

A ordem dos dois comandantes era atacar, balançar a rede o máximo de vezes possível. Na época, o clube londrino fez uma excursão à América. Não era badalado. Muito menos endinheirado como atualmente, graças ao dinheiro do magnata russo Roman Abramovich. A viagem rumo à pré-temporada deste lado do Oceano Atlântico não foi de avião. Os Blues fizeram a turnê de navio, a bordo do Asturias. O ensaio para a quinta participação consecutiva na segunda divisão do Campeonato Inglês começou com jogos na Argentina, contra o Boca Juniors; no Uruguai, diante do Peñarol; e por último no Brasil.

Ao todo, foram 16 partidas na América do Sul, com cinco vitórias, oito derrotas e três empates. Um dos times que não se intimidou diante do Chelsea foi justamente o Corinthians, campeão paulista de 1929, no jogo de número 386 em 102 anos de história do atual campeão da Libertadores. Na tarde daquela quinta-feira, 4 de julho de 1929, os dois times protagonizaram um jogaço em um ambiente pouco familiar para o Corinthians: o velho estádio Palestra Itália.

O duelo teve arbitragem de Ângelo Benjamin Bevilacqua. Homem de sorte. Foram oito gols. A partida terminou 4 x 4. O Chelsea chegou a abrir 3 x 0, gols de Jackson, Walsin e Elliot. o Corinthians reagiu ainda no primeiro tempo. Gambinha e Grané empataram. O Timão virou o placar no início da etapa final graças a De Maria, mas Elliot voltou a deixar tudo igual e deu números finais ao placar. Não esperem nada disso em um possível reencontro em 16 de dezembro de 2012, em Yokohama, mas uma decisão por pênaltis não seria nenhuma novidade.


Tecnologia

O torneio terá uma novidade: será a primeira competição oficial com utilização da tecnologia no futebol. Ontem, em Zurique, na Suíça, os membros da International Board aprovaram por unanimidade o uso do chip nas bolas para confirmação dos gols. O dispositivo emitirá um alerta instantâneo aos árbitros assim que a bola ultrapassar a linha do gol. Se aprovado, será usado na Copa das Confederações de 2013, no Brasil, e na Copa do Mundo de 2014, também em terras tupiniquins.

Nenhum comentário:

Recados