quarta-feira, 28 de março de 2012

Sombra no ataque do Timão, Elton quer 'mostrar sua cara'




Sempre reserva de Liedson e Adriano, que saiu, camisa 19 enfrenta XV nesta quarta-feira para brigar por uma vaga

Em quase três meses de Corinthians, Elton sempre foi uma sombra no ataque. No banco do titular Liedson ou do reserva Adriano, que já foi embora, teve poucos minutos em campo para fazer um pouco dos gols que lhe fez explodir no Vasco, em 2009.

Mas ele não desiste. Nesta quarta, diante do XV de Piracicaba com transmissão em tempo real pelo LANCENET, espera abrir os braços para comemorar – já fez contra o Mirassol, na estreia, e o Guarani.

– Acho que estou um pouco longe de ser titular, mas venho trabalhando. Se ficar acomodado, procuro outra coisa para fazer – afirmou, em entrevista ao LANCENET!.

Aos 26 anos, Elton ainda sofre para se adaptar em São Paulo. Com família natural da Bahia, e após três anos no Vasco, tem a praia como local preferido para se divertir.





A “vantagem”, em São Paulo, é poder receber a visita do pai, Evaldo Messias Brandão, um sargento aposentado, que, com medo de altura, recusava-se a visitar o filho no apartamento do oitavo andar no Rio. Ignorando o barulho da vizinhança na rua, Elton decidiu comprar um apartamento no primeiro andar.

– Ele já veio e ficou um tempo comigo. Mas a família ainda brinca. No Rio, ficavam dois meses... Agora, sem praia, ficam uma semana e vão embora. Tudo baiano, né (risos).

Para se firmar e pegar a vaga de Liedson, em jejum há 13 jogos oficiais, o camisa 19 mantém a perseverança que o impediu de desistir da carreira depois de ouvir “não” do Bahia e do Vitória, em 2002. Natural de Iramaia, interior da Bahia, chegou a largar tudo para trabalhar com a mãe, Zilmar, em uma gráfica.

Só voltou a jogar quando foi descoberto pelo Iraty (PR), disputando um torneio amador, em Salvador. Passou por São Caetano, Coritiba, Santo André, Legia Varsóvia (POL), Vasco e Braga (POR). Fez gols e chamou a atenção do Timão. É dia deixar de ser a sombra. E mostrar a cara.

CONFIRA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM ELTON:

LANCENET!: O time vem fazendo poucos gols. Você é o cara para mudar isso?

Sabemos que temos feito poucos gols, mas por outro lado as vitórias têm saído. E é o que mais importa, são mais importantes do que o número de gols. Sabemos que precisamos melhorar, estamos aprimorando e os gols vão sair naturalmente. Eu, Liedson e todos da frente sabemos que temos de fazer gols. Em um grande clube, se não se faz gol, é cobrado. Mas estou tranquilo. Estou tendo mais uma oportunidade, espero sair vitorioso e, quem sabe, fazer esses gols.

LANCENET!: Você já ocupou a reserva de Liedson e Adriano. Há perspectiva de ser titular?

Ninguém tem a vaga titular garantida. Tem de mostrar nos treinos e jogos para se firmar. Venho trabalhando, procurando meu espaço. A briga na frente é grande, são vários jogadores de qualidade, mas nas oportunidades procuro mostrar meu trabalho. Acho que estou um pouco longe de ser titular, vou trabalhar bastante. O Liedson não está fazendo gols, mas está sendo peça importante, ajudando na marcação. Vou estar preparado, a qualquer momento a chance pode pintar e se eu estiver com a cabeça boa, isso vai ser possível.

LANCENET!: Não quer? Não vê uma brecha nesse momento para ser titular?

Venho trabalhando duro, é claro que ninguém tem de ficar satisfeito de estar no banco, tem de querer mais. Se fica acomodado, vai procurar outra coisa para fazer. Aqui ninguém desanima e o meu caso não é diferente. Venho trabalhando para buscar a titularidade. É dificil, mas quem sabe essa brecha possa pintar daqui a pouco.

LANCENET!: Como é o Elton fora de campo?

Eu estava comentando com meus familiares. Estou sentindo muita saudade das praia. Pois termina o treino, tem a praia para ir descansar, para ficar tranquilo. Aqui não tem isso. Mas é questão de adaptação. Meus familiaes até brincam. No Rio ficam dois meses, aqui ficam uma semana e já querem ir embora. Tudo baiano, né? (risos). Mas aqui tem vários lugares bons, tem de saber conhecer, ainda não tive muito tempo, são vários jogos, concentrações e viagens, mas vamos nos adaptando.

LANCENET!: Mora sozinho?

Moro sozinho, mas minha família sempre que pode vem.

LANCENET!: É verdade que seu pai tem medo de altura?

É verdade. Quando eu estava no Rio, o apartamento era no oitavo andar. Eu chamava e ele não ia. Aqui (São Paulo) peguei no primeiro andar e ele veio, me visitou, ficou um período comigo e depois foi embora. Toda folga que tiver ele vai estar aqui comigo.

LANCENET!: Ele te incentivou no futebol?

Meu pai e minha mãe foram peças fundamentais. Tive muitas decepções, pensava em desistir. Ia a vários clubes, mas acabava não ficando. Vinha o desgaste, a decepção, por várias vezes pensava em desistir. Mas eles me apoiaram, incentivaram, deram força. Devo muito a eles para estar onde estou. Fiz dois testes no Bahia e dois no Vitória, e não consegui. Depois do último teste no Vitória decidi que não ia mais tentar, acho que era 2002. Já tinha arrumado emprego na gráfica que minha mãe trabalha. Já ia subir de cargo lá, estava tranquilo. Mas aí pintou a oportunidade de disputar o Intermunicipal da Bahia, o Liedson também saiu de lá. Fui bem e o Iraty me contratou. Acabei chegando a outros clubes e estou aqui muito feliz

LANCENET!: Você marcou gols decisivos pelo Vasco...

Graças a Deus tive uma passagem muito feliz no Vasco, fiz muitos amigos, consegui fazer bastante gols importantes, tive uma história muito boa. Lembrar é sempre bom. Foi um clube que me abriu as portas, acho que consegui contribuir. Conseguímos o título da Série B (2009), fizemos um Carioca bom, conseguimos a Copa do Brasil (2011). Devo muito a eles, saí de lá com a cabeça erguida pelo bom trabalho.

LANCENET!: E o corintiano, o que pode esperar?

Pode esperar muita garra, vontade, força de querer sempre o melhor. Penso em fazer muitos gols, vim para isso. Espero, com a ajuda dos meus companheiros, fazer um grande ano, trazer os títulos. Vamos brigar por todos, mas quero principalmente a Libertadores. Vamos buscar a todo custo. Podem esperar garra de todos aqui para ter um grande ano.

LANCENET!: Dizem que você é mulherengo. Prefere mais gols ou mulheres?

(Risos) Nunca tive um relacionamento sério. Nunca fui casado, nem noivo, nada. Por conta disso, acabei ficando com muitas mulheres. Mas não tem números, ninguém conta. Quero que sejam muito mais gols do que mulheres, é o meu trabalho, minha profissão, vivo disso. Espero fazer muitos gols aqui.

LANCENET!: O time está preparado para ganhar tudo?

O grupo é muito forte, determinado, sabe o que quer. Sem dúvida nenhuma estamos todos preparados. Já estamos prontos. Precisamos melhorar algumas coisas, mas isso com o trabalho e as conversas vamos acertando. Se não chegarmos à perfeição, chegaremos perto. O grupo é competitivo, não se entrega. Luta do primeiro ao último minuto. E os resultados estão aparecendo.

LANCENET!: Você tem meta de gols? Tem o controle dos seus números na carreira?

Não tenho esse controle. Claro que, por ser atacante, tenho de pensar em fazer gols, mas eu não tenho essa obsessão de estipular um número. Procuro a cada jogo fazer gols e ajudar nas vitórias. Nossa obsessão mesmo é por título, só assim vai ser valorizado. Nossa meta é títulos mesmo.

LANCENET!: Adriano teve chances, mas não aproveitou. Qual a lição que fica?

Conheci ele agora, é um cara fantástico. Como atleta, não tem nem comparação. Pude vê-lo jogando em vários clubes, na Seleção Brasileira. É um cara que dispensa comentários, todo mundo aqui gostava dele, tinha admiraçao. Infelizmente ele não conseguiu ser aquele Adriano, mas conhecê-lo foi uma coisa muito boa. Continuo admirando e respeitando ainda mais.



Nenhum comentário:

Recados