domingo, 19 de fevereiro de 2012

Gaviões da Fiel empolga o público com enredo sobre a trajetória do ex-presidente Lula

A Gaviões da Fiel, sexta escola a desfilar no segundo dia de Carnaval em São Paulo, homenageou o ex-presidente Lula com o enredo "Verás que um Filho Fiel Não Foge à Luta. Lula, o Retrato de Uma Nação".




A escola derivada da torcida organizada do Corinthians entrou no sambódromo às 5h07 da madrugada de domingo (19), depois de Dragões da Real, Pérola Negra, Mocidade Alegre, Águia de Ouro e Unidos de Vila Maria, e empolgou o público, que cantava o samba-enredo junto com os integrantes.
 
 
 
O homenageado, que está na fase final do tratamento de um tumor de laringe, não participou do desfile por recomendação médica e foi representado por sua mulher, Marisa Letícia, que veio no último carro alegórico da agremiação.




Lula, que é corintiano, gravou um vídeo agradecendo a homenagem da escola. Após assistir ao desfile pela televisão, o petista ligou para a mulher e disse que ficou bastante emocionado.
 
 
 

O enredo se baseou em contos da literatura de cordel, com suas metáforas e rimas, para narrar a fábula de um menino guerreiro que nasceu pobre, saiu do sertão e ocupou o cargo mais importante do país entre 2003 e 2010, em dois mandatos, dos quais saiu com 80% de aprovação popular.



Com 26 alas e cinco carros alegóricos, os torcedores do "Timão" fizeram alusão aos programas sociais criados pelo ex-presidente, como o Bolsa Família e o Luz para Todos, que tiraram da pobreza 29 milhões de brasileiros.



Sabrina Sato, madrinha da bateria, e Tatiane Minerato, rainha, foram destaques da Gaviões da Fiel, que ficou em 5º lugar no carnaval 2011. Sabrina fugiu à regra e não ostentou plumas na fantasia em tons de vermelho: a costeira trazia objetos pontiagudos e, na cabeça, a madrinha portava um adorno com estrelas e um enorme rabo de cavalo com cabelos alaranjados.



A comissão de frente, "Cordel do Povo Brasileiro", levou à avenida as xilogravuras da literatura de cordel, com painéis e bailarinos que representavam as diferentes etapas da vida do ex-presidente.



Com fantasias luxuosas e uma profusão de plumas, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Bozó e Gisleine, representavam o gavião carcará e a flor de mandacaru.



Na sequência, a ala das baianas veio com a fantasia "Mãe Coragem, Mãe Terra, Pátria Amada", inspirada nas vestimentas de cangaceiros, para homenagear dona Lindu, mãe de Lula.



Logo atrás, uma ala coreografada com fantasias de escorpião faziam referência ao signo do ex-presidente.



Representando a mudança de Lula de Pernambuco para São Paulo, o primeiro carro alegórico retomava o tema do signo do ex-presidente, com escorpiões na parte traseira da alegoria, que trazia à frente o símbolo da escola, adaptado ao enrendo: um gavião carcará.



Com um castelo sombrio, povoado por um grande dragão, o segundo carro, "O Duelo da Democracia Contra o Dragão da Ditadura", representava o regime militar e a anistia.



A bateria veio caracterizada de Lula operário e, já no recuo, transformou-se em uma legião de presidentes.



O terceiro carro alegórico trouxe os senadores Lindberg Farias e Eduardo Suplicy como tripulantes da "Barca da Cidadania em Viagem ao Coração do Brasil".



O quarto carro condensou símbolos de Brasília, como o Palácio da Alvorada e a catedral, representando a posse de Lula. À frente do carro, dirgindo o Rolls Royce presidencial, veio o ator Fábio Assunção. "Sou corintiano, sou de São Paulo e tem tudo a ver estar aqui. Esse ano é especial, é muito emocionante e estou torcendo pela saúde do Lula", disse o ator antes do desfile.



Encerrando o desfile, o último carro tinha como destaque a ex-primeira dama Marisa Letícia, acompanhada do presidente do Corinthians, Andrés Sanchez. Ao centro, um telão no formato do símbolo do clube paulista transmitia o vídeo que Lula gravou na sexta-feira (17), agradecendo a homenagem.



.

2 comentários:

Mara Moraes disse...

que pena ..não consegui esperar o desfile...mas creio que estava lindo!!!

Ridmer Junior disse...

Foi lindo o desfile , postei aqui Mara, inteirinho, quando der assisti.............

Recados