sábado, 30 de julho de 2011

As sete virtudes do líder Corinthians



São Paulo - Depois da partida histórica entre Flamengo e Santos, muitos exaltaram o futebol-arte. Mas nenhum dos dois times está na liderança do Brasileirão. Tranquilo, na ponta, está o Timão, que não dá show mas é eficiente, pois conseguiu unir algumas virtudes que o transformam em um dos times mais organizados do país dentro de campo. “O time pode ser competitivo sem a bola, mas tem que ter qualidade técnica”, salientou o técnico Tite.




Porém, quais qualidades são estas, que fazem da equipe um rolo compressor com nove vitórias em 11 rodadas do Brasileiro? O MARCA BRASIL aponta sete virtudes que se comprovam a cada jogo do Alvinegro.



A solidez defensiva da equipe é a primeira. Com apenas cinco gols sofridos, é a melhor defesa da competição. A zaga não tem falhado já que três foram de bola parada e um, de longe. “Repare. Os últimos cinco campeões brasileiros tinham sempre a melhor defesa ou a segunda”, ressaltou o técnico.



Outro ponto fundamental é a manutenção do esquema tático. Não importa quem jogue, o Corinthians sempre está disposto em campo da mesma maneira, criando um padrão em que cada jogador sabe sua função. Prova disso, é que o desempenho costumar ser sempre parecido. E é o que Tite gosta de falar como mantra: “Tem que repetir o desempenho”.



Só que, para manter o desempenho, é preciso peças. E o Corinthians se reforçou para a competição com contratações cirúrgicas. Trouxe Alex, Edenílson, Welder, Ramon, Emerson e Renan, posições que não tinham reservas à altura do time titular. “O Muricy Ramalho ensinou, em seus títulos, a importância de ter um grupo forte, não só um time”, destacou o comandante Tite.



Mas um grupo recheado de qualidade também é perigoso. Aí, surgiu o controle do elenco nas mãos do treinador. “Todos respeitam ele. É um grupo maduro e que absorve o que ele diz”, observou Fábio Santos.



Estas cinco virtudes deram moral para estabelecer uma filosofia. Todos têm a obrigação de marcar. Jorge Henrique e Willian são os principais alicerces, nomeados pelo grupo. Entretanto, um time que só marca não ganha partidas. Então, nada melhor do que ter um ataque regular, que marca em quase todos os jogos. Em 11 rodadas, só passou em branco uma vez. “O Corinthians é um time que cria muito, isso é fundamental”, confirmou o técnico.



Tudo isso poderia provocar o que acontece muito no futebol, a soberba. Mas ninguém se considera favorito ou acima dos adversários, no clube. “Vamos respeitar o Avaí e buscar um bom desempenho para vencer”, disse Tite, assim como afirmou antes de enfrentar o São Paulo.

Nenhum comentário:

Recados