sábado, 11 de maio de 2013

ENFIM, PROTAGONISTA! NO CORINTHIANS, GUERRERO VIVE FASE DE PRINCIPAL ARTILHEIRO NA TEMPORADA


Guerrero é o principal artilheiro do Corinthians em 2013, com 12 gols
Guerrero é o principal artilheiro do Corinthians em 2013, com 12 gols
Crédito: Eduardo Viana/LANCE!Press
Ídolo máximo da seleção peruana, herói do bicampeonato mundial do Corinthians e artilheiro do time na atual temporada, com 12 gols. O torcedor que analisa apenas o desempenho deGuerrero nos gramados brasileiros não deve ter noção de que ele, até pouquíssimo tempo atrás, era um mero coadjuvante no futebol alemão.

Revelado pelo Alianza Lima (PER), o atacante trocou o Peru pela Alemanha aos 18 anos. Após ser 'moldado' pelo ídolo Gerd Müller na base do Bayern de Munique (ALE), o jogador foi promovido ao time principal em 2003. Mas a concorrência no ataque não foi das mais tranquilas.

Na temporada 2003/04, os alemães contavam com Élber, Pizarro, Roque Santa Cruz e Roy Makaay no elenco. Guerrero chegou a fazer alguns jogos, mas não chegou a balançar a rede. Com 31 gols, Makaay foi o artilheiro do time.

Assim como em 2003/04, Guerrero não brilhou em 2004/05 e 2005/06. Roy Makaay, por sua vez, seguiu em alta e liderou a artilharia: 34 e 19 gols, respectivamente.

Sem espaço no Bayern de Munique (ALE), o atual camisa 9 do Timão foi para o Hamburgo (ALE). Mesmo com a mudança e mais experiente, ele não conseguiu ser o goleador do time.

Da temporada 2006/07 a 2011/12, o peruano até se destacou, mas acabou perdendo os holofotes para Rafael van der Vaart, Ivica Olic e Mladen Petric. Neste período, o trio foi responsável por liderar a artilharia.

Após viver na sombra dos companheiros (confira o infográfico abaixo), Guerero, enfim, tornou-se protagonista no Timão. Mesmo tendo chegado no segundo semestre de 2012, ele anotou oito gols (quarto artilheiro do time - Paulinho foi o líder, com 13). Já neste ano, o atacante não deu chances para ninguém: são cinco gols a mais que Alexandre Pato, o vice-artilheiro, com sete tentos.

Agora, com o 'concorrente' na reserva, Guerrero tem a chance de se isolar ainda mais na artilharia na final do Paulistão contra o Santos, neste domingo, no Pacaembu. Dia de sair o gol de número 13? Se depender da boa fase...
Artilheiro da seleção do Peru

Além de ser artilheiro do Corinthians na  temporada, com 12 gols, Paolo Guerrero ostenta o posto de atual goleador máximo da seleção peruana, hoje comandada pelo técnico Sergio Markarián. Com 19 gols, o camisa 9 do Timão está na frente dos companheiros Claudio Pizarro (Bayern de Munique-ALE), com 17, Jefferson Farfán (Schalke 04-ALE), com 16, e Juan Vargas (Genoa-ITA), com apenas quatro.

O maior artilheiro de toda a história da seleção do Peru é o ex-atacante Teófilo Cubilla,  com 45 gols. Com a camisa da seleção peruana, ele conquistou a Copa América de 1975, e ainda participou das Copas do Mundo do México (1970), da Argentina (1978) e da Espanha (1982).
Artilheiros do Corinthians em 2013

1 - Guerrero (12 gols)
2 - Pato (7 gols)
3 - Danilo (4 gols)
   - Romarinho (4 gols)
4 - Emerson Sheik (3 gols)
   - Jorge Henrique (3 gols)
   - Paulinho (3 gols)
5 - Edenílson (2 gols)
6 - Douglas (1 gol)
   - Fábio Santos (1 gol)
   - Felipe (1 gol)
   - Giovanni (1 gol)
   - Guilherme (1 gol)
   - Renato Augusto (1 gol)
Fonte: Lancenet

Nenhum comentário:

Recados