quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O CORINTHIANS QUE TODOS QUEREMOS (PORQUE A IMPRENSA NOS PERSEGUE TANTO)

Todos nós corinthianos temos a mesma sensação de desaforo, desrespeito e perseguição quando abrimos os jornais, as notícias na internet ou assistimos a um programa na TV.
Existem diferentes razões para que elas aconteçam (depende muito de cada veículo de comunicação), mas uma razão me parece unânime e bem clara: O Corinthians que todos queremos está mais perto do que nunca de se tornar realidade.
Esse Corinthians que teve seu planejamento iniciado lá no final de 2007 (com a confirmação do rebaixamento) e que programou um crescimento assustador para os anos vindouros.
Boa parte do que se planejou já começou a dar resultados nos anos seguintes... As receitas, antes irrisórias, começaram a disparar... A vinda do Ronaldo alavancou ainda mais a marca e esses números... E os títulos começaram a vir como uma grata consequência...
Mas, 3 pontos principais começaram a atrasar esse crescimento (que estava em ritmo acelerado):
1) Todo o planejamento iniciado em 2007 (em uma gestão) foi gerar os principais títulos do time em 2012 (na gestão posterior)... Por mais que as duas gestões sejam da mesma “situação” a fogueira de vaidades começou a arder nas alamedas do Parque São Jorge (vide declaração do Mano “... eles já foram mais humildes”)
2) O caso Oruro nos fez perder a chance de brigar pelo Bi da Libertadores... Jamais a Comebol deixaria nosso time ganhar a competição depois do que aconteceu... Sinceramente, nosso time era o mais forte da competição (se ganharia, eu não sei – mas éramos os favoritos)... E todo mundo sabe o que (e como) aconteceu (se eu encontro esse Amarilla na rua... )... Consequência: Perda de receita, de título e de uma nova chance no Mundial.
3) A compra do Pato não foi desastrosa apenas porque não trouxe resultados no campo, no marketing e no retorno financeiro em uma futura venda... Ascendeu a fogueira de vaidades do grupo de jogadores que, após ganharem os títulos mais importantes da história do clube, viram os holofotes virados para um recém chegado garoto tímido (que dá a impressão de ser esnobe) e que passou a ter o maior salário disparado do elenco.
A compra do Pato (e também do Gil e Renato Augusto) fazia parte do planejamento iniciado em 2007 e dos conselhos que Andres Sanches foi colher com o Barcelona... O que fazer com um time que ganhou todos os títulos? Acrescentar jogadores excelentes e pontuais para qualificar o grupo e continuar ganhando títulos... Essa foi a tentativa.
Outros conselhos do Barcelona: um time forte precisa de uma estrutura de primeiro nível e um clube rico só ficará milionário se tiver um estádio.
E é esse o ponto que nos faz ser tão atacados pela mídia. Não entendeu? Explico: Apenas 2 times no Brasil tem a capacidade de angariar receitas estratosféricas... Corinthians e Flamengo... Esses dois times, bem administrados, podem criar a temida “espanholização” do futebol brasileiro (ter apenas 2 times gigantes brigando pelos títulos).
Mas, porque eles atacam apenas o Corinthians e vivem enaltecendo o Flamengo? Simples: O Corinthians que todos queremos está mais perto (muito, muito mais perto) de acontecer do que o Flamengo... O time carioca ainda precisa de alguns anos de boa administração para sanar as dívidas e, mesmo assim, não tem estrutura de treinamento para a base, para os profissionais e não tem um estádio próprio para gerar receitas...
Nós não teríamos a “espanholização”! De 2007 pra cá o Corinthians vem caminhando a passos largos para se tornar o único gigante do nosso futebol brasileiro... O crescimento só não é maior por causa de alguns percalços no caminho (como citado acima), por causa de outros erros de marketing (como a não valorização do Fiel Torcedor) e por causa da campanha nefasta da mídia.
Só para citar os últimos dias, as matérias são assim:
- Flamengo faz a melhor gestão dos últimos tempos
- Corinthians precisa pagar este ano 100 milhões pelo estádio e ainda deve pro Ralf
- Flamengo fecha o ano com superávit
- Corinthians ainda vive a sombra do assassinato de Oruro
E por aí vai...
O lema “contra tudo e contra todos” sempre esteve presente em nossas vidas... e assim continuará! Nosso crescimento incomoda, mas ele voltará a ser acelerado!
Não devemos criar discórdias nem cair no papo furado dessa mídia rosa...
Nossos anos dourados estão chegando para ficar...
O Corinthians que todos queremos está mais perto do que nunca de se tornar realidade!

Nenhum comentário:

Recados