domingo, 26 de junho de 2011

Timão aposta na experiência para se manter invicto no Brasileirão



.Timão aposta na experiência para se manter invicto no Brasileirão

Equipe que entra em campo neste domingo, contra o São Paulo, tem apenas um atleta vindo da base e média de 26,6 anos


O Corinthians recebe o São Paulo neste domingo, a partir das 16h, no Pacaembu, e conta com a vivência da maioria dos seus jogadores para continuar nas primeiras posições do Brasileirão e também se manter invicto diante do rival no estádio – não perde desde 2005 e ganhou últimos quatro confrontos.



Ao contrário do seu adversário, que vai a campo com inúmeros garotos, o Timão terá uma média de 26,6 anos entre os titulares. Em um duelo fictício de posições, por exemplo, nada menos do que oito alvinegros são mais velhos do que os tricolores – apenas Ceni, Jean e Carlinhos são mais velhos do que Julio Cesar, Welder e Paulinho, respectivamente.


Chicão (30), Ralf (27), Danilo (32), Jorge Henrique (29) e Liedson (33) formam uma espécie de espinham dorsal com história e bagagem suficientes para suportar a pressão de um grande clássico e colocar mais três pontos na conta do Timão na competição nacional.



– É sempre bom saber que existem companheiros com vivência no futebol. Isso nos dá mais confiança em campo – afirma o capitão.



Ter a experiência como base virou rotina nas mãos do presidente Andrés Sanchez. Desde que pôde contratar e mandar jogadores embora, o mandatário optou por isso.



Foi assim, por exemplo, que armou a equipe que subiu para a Série A, em 2008, ganhou dois títulos no ano seguinte e, principalmente, suportou a pressão do Centenário. Não é para menos que, dos titulares hoje, apenas Julio Cesar veio da base.



Carpegiani desdenhou da importância da experiência (leia na página ao lado). O treinador corintiano, por sua vez, não foi tão longe. Para Tite, a qualidade do conjunto fala mais alto do que a presença de experientes.



– A essência é ter um grupo de qualidade. A experiência é do conjunto, de quanto tempo a equipe participou junta. Se fosse experiência individual, eu pegaria a Seleção Brasileira com os jogadores mais rodados e teria resultado – lembrou.



Timão mais velho em oito posições



Dos times que entram em campo neste domingo, no Majestoso, a equipe do Corinthians supera o time são-paulino em oito das onze posições, em termos de idade.



A não ser nas disputas no gol, na lateral direita e entre os segundos volantes, o Timão vence a disputa etária com o Tricolor. No resto do time, comparando-se posição por posição, todos os corintianos são mais velhos.



A diferença mais significativa fica por conta dos goleiros. Do lado do time da casa, Julio Cesar, há pouco menos de um ano como titular, tem 26 anos de idade. No São Paulo, Rogério Ceni, titular das metas desde 1997, está em sua 15 temporada como dono da camisa 1 e completou 38 anos em janeiro. Doze anos de diferença e 14 temporadas a mais.



As outras disputas de idade vencidas pelo São Paulo são entre Jean (25) e Welder (20), e entre Carlinhos (28) e Paulinho (22).



Os mais experientes do Corinthians





Liedson

Idade: 33 anos

Títulos pelo clube: 1

Jogos: 57



Pontos fortes:

Artilheiro por natureza, retornou ao Timão em 2011 e virou solução ofensiva.

Pontos fracos:

Experiente, tem atenção especial dos médicos, para as dores crônicas no joelho.



Jorge Henrique

Idade: 29 anos

Títulos pelo clube: 2

Jogos: 126



Pontos fortes:

Versátil, pode atuar em diversas funções, sempre atento à marcação.

Pontos fracos:

Apesar de ser um atacante de origem, marcou-se por raramente marcar gols.



Chicão

Idade: 30 anos

Títulos pelo clube: 3

Jogos: 169



Pontos fortes:

Líder da defesa, assumiu o posto de capitão após a saída de William.

Pontos fracos:

Apesar da boa técnica para um defensor, peca por vezes no jogo aéreo.



Ralf

Idade: 27 anos

Títulos pelo clube: 0

Jogos: 81



Pontos fortes:

Absoluto no setor defensivo do meio de campo, mantém a regularidade.

Pontos fracos:

Ainda não tem uma saída para o jogo consistente, mas vem evoluindo.



Danilo

Idade: 32 anos

Títulos pelo clube: 0

Jogos: 68

Nenhum comentário:

Recados